DOIS ANOS DE PURO XADREZ

A imagem bem legal aí foi achada no blog Hornets247

* Por Lucas Ottoni

Como eu havia prometido no post anterior, nós traremos agora uma enquete para os leitores do Brazilian Hornet. Contratado no dia 21 de julho de 2010, o nosso General Manager Dell Demps completou 2 anos de New Orleans Hornets no mês passado. De lá para cá, ele já fechou inúmeros negócios para tentar melhorar o plantel dos zangões, e não raramente tem sido alvo de muitos elogios por parte dos fãs do time da Louisiana. Alguns o chamam até de “Chessmaster” (o mestre de xadrez)! Diante disso, o BH quer saber qual foi a melhor transação que o sr. Demps fechou para o Hornets nesses 2 anos de trabalho. Estão prontos para a nossa enquete? Aí vai…

OBS 1: Foram consideradas apenas as negociações mais relevantes feitas pelo Dell Demps entre 2010 e 2012. Trocas apenas por escolhas de draft e/ou dinheiro não fazem parte da nossa enquete.

OBS 2: O comércio que levou o armador Chris Paul para o Los Angeles Clippers não foi considerado na enquete por ter sofrido intervenção decisiva da NBA, que até então detinha o controle sobre a franquia Hornets.

OBS 3: Se for possível, expliquem o porquê da escolha lá embaixo, nos comentários. Assim, poderemos debater. A minha escolha, e o motivo, já estão explicados lá.

* Veja aqui a linha do tempo de Dell Demps no Hornets

Para terminar, o BH também gostaria de saber qual foi a pior negociação realizada pelo Dell Demps como GM do Hornets. Opinem e escrevam aí embaixo, nos comentários. O espaço é de vocês!

16 comentários sobre “DOIS ANOS DE PURO XADREZ

  1. Eu fui de Quincy Pondexter por Greivis Vasquez. Todos aqui sabem que eu sou um entusiasta do jogo do venezuelano, e nós o conseguimos em troca de um cara que parece que não deve deslanchar na NBA. Eu gosto do Q-Pon, mas adoro o Vasquez. Temos um dos melhores backups de PG da liga, e não perdemos quase nada para adquiri-lo (com todo o respeito ao Pondexter). Bola dentraço do Demps!

    Sobre o pior comércio, eu fiquei entre o do Landry e o do Jack. Perdemos o promissor Marcus Thornton (que já é uma realidade) e pegamos o bom Carl Landry, que não rendeu (sobretudo em 2011-12) o que se esperava dele. Por isso, a troca acabou saindo com um gostinho meio amargo.

    Mas…

    Nada supera a troca do Jarrett Jack. Trocá-lo por Edin Bavcic, também conhecido por Mr. NADA, foi um dos piores comércios de todos os tempos. Jack é um jogador que pode ser um Sexto Homem importante para muitas equipes e que veio de uma temporada INDIVIDUALMENTE muito boa, e eu acho que o Hornets poderia ter conseguido, ao menos, escolhas de draft ou algum jovem que pudesse ser desenvolvido para o futuro. Perder o Thornton não foi legal, só que essa do Jack foi péssima. Bola fora, Dell…

    E vocês? Concordam? Discordam? Comentem!

  2. Ao meu ver, se for botar todas as trocas no papel, o Demps tá com déficit:

    -Collison + Posey por Ariza (Ariza saiu de graça nessa offseason);
    -Juju por Belinelli (uma bosta por outra);
    -Brackins + Songaila por Green + Jason Smith (aí sim! mas foi foda mandar o Green embora e ficar com o Belinelli);
    -Nanico + Peja por Jack + Banks + Andersen (foi Jack por Peja e 1# round pick);
    -MT5 por Landry (…);
    - Q-Pon por Greivis Vasquez (estupro!);
    - Ariza + Ok4 por R. Lewis ( Limpamos o Cap pro ano que vem..mas não precisava mandar o Ariza embora. E o Okafor saiu mas ficamos sem Center…dô nota 5 pra essa trade);
    -Ayon por Ryan Anderson (boa troca, mas para uma posição que não precisávamos);
    - Jack por nada;
    - Nada por Lopez e Warrick (até que valeu)

    No final das contas, creio que faltou MUITA ambição em um aspecto geral

    • Fala, grande Ricardo. Eu até entendo o seu ponto de vista. Mas também temos de entender que o Demps trabalhou com o que tinha em mãos, em uma franquia sem dono e controlada pela própria liga.

      Mas…

      Agora, o quadro é outro. O Hornets é visto por muita gente como um time bastante promissor (muito também em função do bom trabalho do nosso GM). E temos um dono que prometeu investir. Portanto, eu estou esperando que o Demps consiga aquele negócio que irá nos colocar em outro nível (eu não vejo a hora de 2013 chegar… rs). Se ele não conseguir reforçar bem a equipe, aí eu começarei a demonstrar a mesma insatisfação que você. Como está escrito no título deste post, tudo aí é um jogo de xadrez.

      Abço!

  3. Nao tem como nao votar em Pondexter por Vasquez… foi uma MANTA A LÁ LAKERS….
    Sempre falei que o Pondexter, era akele jogador “normal”… nao faz nada de mt bom, comete erros, mas nao atrapalha tanto…é bem dakelas nao fede nem cheira, heheh
    E Vasquez, é um baita backup pra PG dentro da Liga, e dependendo dos companheiros a sua volta pode sim ser um PG Starter

    Mas discordo demais do Ricardo… axo que o Demps fez negocios EXCELENTES…. unica negociaçao que pra mim foi ruim, foi a troca do MT5 por Landry

    -Collison + Posey por Ariza.. ganhamos um belo defensor, que ajudou bastante o time, inclusive nessa FA limpando o CAP, em troca de um PG que foi hypeado por um tempo, mas hj nao vale mt coisa, e por um contrato ridiculo que era akele do Posey… grande negocio
    -Juju por Belinelli.. Beli nao é mt coisa, nem confiavel pra ser o SG Starter, mas negar a contribuiçao dele nesses 2 anos em NOLA, nao da…. ajudou inclusive a vencer jogsos, fazendo mais de 20 pontos… coisa que o bosta do Juju nunca fez…
    -Brackins + Songaila por Green + Jason Smith… só o Smith ja vale o negocio
    -Bayless + Peja por Jack + Banks + Andersen… ajudou a limpar o CAP, e Jack apesar de nos estressar ajudou mais doq os que sairam
    -MT5 por Landry.. aqui sim foi o erro de Demps… mas ele tem credito
    - Q-Pon por Greivis Vasquez (estupro!)… MELHOR NEGOCIO DO NOSSO GM
    - Ariza + Ok4 por R. Lewis… troca ESSENCIAL pro nosso Projeto, nos deu a flexibilidade financeira que necessitavamos, e nao é facil conseguir, ainda mais empurrando 20M em contratos
    -Ayon por Ryan Anderson… mt boa troca, apesar do Ayon ser uma boa ajuda, Anderson, é mts e mts vezes melhor
    - Jack por nada; troca mt boa, dava pra ter pego algo, mas nao tem pq ficar com um jogador que nao faz parte do projeto, atrasando o desenvolvimento de Rivers e Vasquez, e ainda por cima, pagar caro e ficar acima do CAP… boa troca no sentido Basket e no financeiro tbm
    - Nada por Lopez e Warrick… um expirante que pode ajudar em trocas, ou abrir mais espaço, e um pivo jovem com boa defeas, que nos pode ajudar bastante… outra troca mt boa

    • E aí, Kaio? Eu concordo com 95% do que você escreveu, chefia. As trocas do Vasquez e do Anderson foram ótimas, e eu também não gostei da saída do Marcus Thornton.

      Eu só discordo de você em relação à troca do Jarrett Jack. É difícil de acreditar que o Demps não poderia ter conseguido algo melhor pelo JJ. Para mim, a troca não foi boa. Aliás, eu a achei péssima. Mas faz parte, não dá para acertar sempre, né?

      Abço!

  4. eu concordo bem com o kaio. fui de q-pon por vasquez tbm. pq essa troca foi boa pro time. o vazquez é no minimo um reserva mto bom. mas a do ryan anderson eutbm gostei gurizada.

    achu ki o demps tá mandando bem sim. e sobre o mt5, com o gordon a gente nao vai precisar dele. e eu gostei do landry no hornets tbm. mas ainda falta o demps nos trazer uma estrela. isso ki falta. fuuuuuuui

  5. É verdade, Brunão. Aliás, você é um grande parceiro e colaborador do BH, sempre ajudando a divulgar o nosso blog para o pessoal que curte NBA.

    Obrigado, guri!… hahahaha

    Abço!

  6. Das menores piores a do Robin Lopez. só foi ruim porque trouxe Warrick só pra gastar cap dos Hornets rsrsrsr, a do Ryan Anderson foi boa e não foi.. boa porque o cara é bom e ruim porque vai tomar tempo do novato rsrsr, mas quem sabe ajude numa troca lá na frente.
    Das outras…
    Pondexter – Velazquez jogador sem futuro por outro sem muito futuro então não acredito ser boa.

    Na real a melhor mesmo foi Chris Paul por Aminu ( novato razoavel),
    Kaman(pivô medio), Eric Gordon ( bom titular) + pick 10 que virou Austin Rivers.

    Devido essa trocA AGORA o time agora tem mais futuro.. do que aquele time de Chris Paul, ariza , david west..okafor e etc que já era um time manjado e sem condições aparentes de melhorar.

    Remontar esse time vai ser fácil… logico que numca mais vão ter um armador bom que nem o Chris Paul… mas sua “troca” pelo medio bom gordon e anthony davis compensou porque armadores pelo menos medio-bons é facil conseguir na liga.

    • Olá, Rafael. Seja bem-vindo ao Brazilian Hornet!

      A sua opinião está registrada, chefe! Concordo em cheio com alguns pontos de vista e discordo completamente de outros. Mas debate é isso mesmo, né? O que seria do azul, se todos só gostassem do amarelo?… rs

      Abço!

  7. Sinceramente… as criticas são faceis depois que as trocas são feitas… mas a gente ta aqui brincando de reclamar… estamos em frente ao computador sem pressão de ninguem… na vida real de diretor a conversa é outra… são MILHOES de dolares (coisa que ninguem aqui tem) então nao critico nenhum movimento… a gente nao sabe 100% do que se passa la dentro da diretoria.
    Acho todas as trocas coerentes no minimo.
    collison + posey -> ariza (tinhamos cp3 e posey nao tava fazendo nada) troca mto valida.
    julian por belinelli obvio que valeu… nunca vi juju fazer nada e belinelli ao menos se esforçou(mesmo que mtos odeiem o italiano eu achei ele util).
    brackins e songaila por green e smith… dois jogadores q tiveram mtos minutos e contribuiram bem… boa troca de novo.
    bayless+peja por jarret jack… pra mim valeu peja nao estava mais jogando nada e bayless ate hj nao jogou… jarret jack entre altos e baixos valeu… foi primeiro um back up pra paul… e dps assumiu a titularidade jogando razoavelmente bem.
    thornton por landry… um jogador q nosso treinador tinha problemas e nao botaria pra jogar… dentro de um grupo vc tem q escolher um lado… nao adianta deixar duas partes insatisfeitas… o GM escolheu monty e axo q ta certo… coerente ao menos… eh inegavel q thornton e bom jogador mas foi uma escolha entre ele e monty… eu vou com monty e conseguimos um jgoador que jogou razoavelmente ainda.
    pondexter por vasquez nem eh necessarios comentarios(meu voto).
    ariza e okafor gastavam mto e rendiam menos q o esperado(eu adorei qndo okafor chegou e adorei qndo foi embora simplesmente alguns jogadores nao rendem oq se esperam deles e a culpa nao eh de quem contrata a vida tem mil fatores q influenciam um jogo ou futuro nao ha como prever todos.
    ayon po anderson outro golpe de mestre pra mim… anderson tem tudo pra aparecer mto bem esse ano.
    dispensar jack e watkins esta bom… evitamos gastar dinheiro… talvez nao tivessem mtas coisas disponiveis no mercado… o objetivo era se livrar de jack e apostar em vasquez e rivers(ok q o rivers me da medo mas mtos confiam nele) entao vamos dar credito ao GM… e se tivesse algo disponivel talvez nao fosse tao interessante… trazer mais um nao eh necessario… pra mim estamos no preparando pra ser um contender em coisa de 3-4 anos…
    lopez e warrick vieram pra suprir uma carencia emergencial de elenco… big man… mesmo q mta gente ache o lopez fraco… acho q ele tera tempo o suficiente pra mostrar ate onde pode chegar… e se pode se tornar um brook da vida ou nao… boa troca pra mim…
    logo todas as trocas foram favoraveis… alguma coisa as motivou e foram feitas dentro de um padrão… vejo com mto bons olhos nossos movimentos e que em 2015 hornets erga o trofeu ehehhehe

    • Opa, Michele! Que bom que conseguiu publicar aqui o seu comentário… rs… O WordPress às vezes complica um pouquinho… rs

      Li tudo o que você escreveu, e concordo com muita coisa. E eu acho que cada movimento do Demps teve um objetivo claro, independente se poderia ter sido melhor, ou não. Mas esse lance de estipular prazo para termos um time vencedor é meio complicado. Em uma liga como a NBA, as coisas mudam de uma hora para outra. Então, se houver chance de tornar o time mais forte o quanto antes, o Demps não pode desperdiçar. É por isso que eu estou na expectativa pela FA de 2013. Acho que ela poderá fazer uma enorme diferença para nós.

      Abço!

      • concordo… o movimento do ano que vem é essencial para o nosso futuro inclusive o draft… por isso digo que em 3 anos… esse ano nao ganharamos… ano q vem teremos um time mais forte e vamos aos playoffs mas nao ganharemos… e na terceira temporada espero todo mundo mais cascudo inclusive o davis… e soh ae vejo chance de titulo… acho dificil conseguirmos antes… mesmo se vier chris paul… o time ainda sera imaturo com pouca rodagem de playoff…

  8. eu votei na sign and trade do ayon pelo anderson, mas temos que destacar que a staff do hornets ACHOU o ayon e assinou ele… nao eh facil achar um cara de 26 anos que nunca jogou na NBA e apostar nele, dar minutos e torna-lo um cara barato e atraente o suficiente pra que um time em rebuilding troque o MIP num contrato razoavel por esse cara…

    nos praticamente fizemos o trabalho de achar o ayon e manda-lo num contratinho barato de jogador unproven pro magic, em troca de um excelente e extremamente eficiente big man, num contrato razoavel…

    essa pra mim foi a la spurs, e me anima muito quanto ao futuro!

    • Correto, Rafa. Essa troca do Ayon pelo MIP Ryan Anderson parece ter sido uma ótima jogada do Demps. Principalmente se o Anderson render aquilo que vimos na última temporada regular.

      E desculpe a demora para publicar o seu comentário. Ele caiu na caixa de spam do blog, e eu só vi agora. Enfim, coisas do WordPress… rs

      Abço!

  9. Sim, grande Michele. É um trabalho a longo prazo, eu concordo. Mas se pudermos diminuir esse prazo ao máximo, não podemos perder a chance. E é aí que temos de contar com a eficiência do nosso GM. E o nome do Chris Paul, que você citou, é um sonho daqueles que não dá vontade de acordar mais… hahahahaha… Imagine se o cara voltar para New Orleans? Seria absolutamente fantástico!!!

    Abço!

  10. Pingback: BEM LONGE DO IDEAL | Brazilian Hornet

Deixe uma resposta

